Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X
Threads

Da evasão à excelência: como a Ânima dribla juros altos e mantém rentabilidade com cursos de medicina

Grupo aposta em estratégia diversificada e foco na retenção para equilibrar cenário desafiador no setor de educação

Enfrentando o impacto da evasão escolar, da inadimplência e dos juros altos, a Ânima Educação tem encontrado em seus cursos de medicina um antídoto eficaz contra os desafios do setor. A vertical Inspirali, que reúne essas graduações, responde hoje por metade da rentabilidade do grupo — mesmo reunindo menos de 5% dos alunos matriculados.

Em entrevista ao InvestNews, a CEO Paula Harraca destacou a cautela na gestão e a eficiência como chaves para enfrentar um ambiente ainda instável. A executiva, que assumiu a liderança da companhia em junho de 2024, também apontou avanços importantes como a elevação da margem de EBITDA para 27% e a elevação da nota de crédito da empresa pela Fitch para AA.

A expectativa é que os cursos de medicina sigam em expansão, com 23 novas propostas aprovadas no programa Mais Médicos III. Esse crescimento ajuda a compensar a retração de 5% esperada no ensino digital — segmento que ainda representa um quarto da base de alunos da Ânima e que passará por reformulações diante da nova regulação do MEC.

Para conter a evasão, a Ânima vem implementando programas de nivelamento, com foco em habilidades socioemocionais, raciocínio lógico e interpretação de texto. Segundo Paula, o objetivo é não apenas segurar os alunos nas cadeiras, mas também garantir uma jornada de aprendizado mais sólida. “As pessoas geram o resultado, mas sem resultado a empresa não tem perenidade”, resume.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe as últimas notícias e atualizações seguindo o perfil oficial no Instagram: @midia.concept

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe as últimas notícias e atualizações seguindo o perfil oficial no Instagram: @midia.concept

Mais Lidas
Newsletter

receba notícias em primeira mão direto no seu email com a nossa newsletter.